sexta-feira, 2 de março de 2012

Médicos descartam risco de tripulante com suspeita de gripe B é o liberam sem o resultado de exame


Sexta-feira, 2 de março de 2012.
Navio de cruzeiro MSC Armonia envolvido com o vírus Influenza B
O tripulante paranaense do navio de cruzeiro MSC Armonia internado desde terça-feira (28) na Unidade de Saúde Hauer, em Curitiba, com suspeita de gripe B, teve alta na manhã desta sexta-feira (2). Ricardo Gonçalves, de 29 anos, trabalhava como garçom no navio com suspeita de surto da doença depois da morte de uma tripulante. Segundo os médicos, Ricardo vai continuar recebendo o medicamento Tamiflu, indicado para o tratamento do vírus Influenza A e B. A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Karin Luhn, disse que  não há a confirmação se o jovem tem ou não o vírus. 
Houve pânico no navio assim que foi confirmada a morte da tripulante
"Teremos o  resultado dos exames nos próximos dias, mas é importante informar que o paciente recebeu alta porque está bem e que, mesmo que se confirme a presença do vírus, a entrada do Tamiflu cessa a transmissão da doença; ou seja, não há nenhum risco de contágio para a população", disse a diretora. A irmã de Ricardo, Simone Gonçalves, confirmou que ele está bem, caminhando e sem febre. "Estamos esperando o resultado dos exames, mas ele está bem", afirmou.
Sintomas
Fabiana Pasquarelli a jovem tripulante que morreu em Santos, SP
Ricardo foi internado na tarde de terça-feira (28), com febre alta, tosse e dor no peito. Assim que foi relatado aos médicos que ele no navio, foi isolado dos outros pacientes. Ricardo e a mulher dele, Érica Faria, trabalhavam com Fabiana dos Santos, 30 anos, que morreu no dia 17  por complicações respiratórias e diagnóstico preliminar de contaminação pelo vírus Influenza B.  Ela estava internada no Hospital Ana Costa, em Santos, desde o dia 15, quando desembarcou do MSC Armonia com sintomas de gripe. No mesmo dia em que Fabiana morreu, mais cinco tripulantes deram entrada no mesmo hospital, com sintomas semelhantes. No dia 18, mais dois tripulante e três passageiros foram internados. O casal trabalhava no MSC Harmonia há quatro anos e estava há quatro meses no mar. Erica contou que houve pânico no navio assim que foi confirmada a morte de Fabiana. "Ela estava bem, trabalhava com a gente e, de repente, ficou mal e morreu. Todo mundo ficou apavorado. Eles isolaram quem tinha algum sintoma e liberaram os outros passageiros e tripulantes. Quando a gente saiu do navio, o Ricardo estava bem, depois é que piorou", contou Érica. (Denise Melo/Banda B)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More