sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A vida em transformação

Sexta-feira, 09 de agosto de 2013.

A vida está sempre em constante transformação. Na mudança permanente das coisas, o importante é a conquista e a preservação de gestos de amor. Hoje vejo essas duas fotos. A primeira, meus três filhos ainda crianças. Na outra eles já crescidos. Em cada uma delas a lembrança de uma bela história. Da primeira experiência como pai à última, a emoção do amor em seu estágio maior. Felizes os pais que, assim como eu tem o privilégio de poder conviver sempre com eles. Creio ser uma conquista baseada primeiramente na presença, no carinho e no companheirismo. Estar presente na vida de cada um deles, para o que der e vier. Basear a educação na tradição dos conselhos que potencializam o valor à família e no respeito, acima de tudo. A noção de que o direito de um termina onde começa o do outro. 
Por isso, que neste domingo, dia dos pais, por estar longe deles (coisa rara de acontecer) posto a foto tirada no ano passado, em Lages. Os três me fizeram uma ótima surpresa. O melhor presente que poderia ter recebido deles: a presença. Viajaram quase oitocentos quilômetros (ida e volta) para passar o domingo comigo. Lembro bem de cada momento. Triste, só a despedida no trevo de saída do município. Ao ver o carro dobrar a última curva e não vê-los mais naquele dia tão especial, veio-me a lembrança de deixar aqui um conselho a todos os filhos e pais: curtam-se ao máximo, pois não há nada nesta vida mais valioso do que o amor e nada mais doído do que a sensação de vê-los (tanto pais, quanto filhos) dobrar uma cuva que não possibilite mais o retorno ou a possibilidade de um novo encontro. Quando retornei de Lages soube como nunca valorizar cada momento que passei e passo com eles. No dia dos pais, cumprimento os três que me fizeram e continuam fazendo o pai mais orgulhoso deste mundo. 
E cumprimento de maneira mais especial ainda o anjinho que se fez gente e enriqueceu o mais nobre dos sentimentos: o de amar como filha a quem sempre me retribuiu uma atenção especial como se pai dela fosse, a Bettininha (agora vai dadadativa). Pode ser que exista igual, mas não pai mais coruja do que eu. Deus os abençoe, sempre, filhos de minha vida! — JoYa

FOTOS:

Foto Um: Yaiune, Neto e Julian ainda crianças, em Londrina

Foto Dois: Yaiune, Julian e Neto em frente ao Didio Maria, em Lages, no dia dos pais do ano passado

Foto Três: Bettina, irmã de meu filho mais velho. Um anjinho que me adotou como pai e a quem tenho um carinho especial, pois me fez entender que o verdadeiro pai não é só o biológico, mas o "amorológico", aquele que emerge da pura lógica do amor. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More