sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Entre bagunça e folia, escolha a folia

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014.

"Que todos tenham um belo carnaval, inseridos na folia,
afastados da bagunça"
JoYa
Já gostei muito de carnaval. Como sou do interior, carnaval para mim era baile carnavalesco em clubes. Brincadeiras sadias no entorno do salão, animados por uma orquestra e enfeites tradicionais da festa. Recordo-me com carinho dos bailes do 14 e do Serrano, em Lages e do Apolo, Aliança e Concórdia, em Porto União e União da Vitória. O que contava mesmo para mim eram os amigos e parentes se divertindo, alguns em blocos, outros não, mas todos juntos. O tio Yaredão era quem liderava os foliões de minha família e todos ficavam como que próximos a ele. Até lança perfume era liberada, pois não se pensava em utilizá-la com outra finalidade se não perfumar o salão e os foliões. Hoje são raras as manifestações daquele carnaval lúdico. Daí o afastamento desta folia que acabou sendo confundida com bagunça, bebedeira, drogas, que levam as pessoas a se tornarem inconvenientes, desrespeitosas e extremamente perigosas. Nada contra aqueles que gostam e que conservam as velhas tradições da folia de Momo, mas estou fora. Assim como me afastei de campos de futebol. Descansando ou não, desejo a todos um belo carnaval, inseridos na folia, afastados da bagunça. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More