terça-feira, 24 de março de 2015

A fonte de uma tragédia social

Terça-feira, 24 de março de 2015.
Beber e dirigir: "Você assume o risco das consequências
antes do primeiro gole, ainda em estado de consciência"
Nesta segunda-feira, à noite, dia 23, um padre dirigindo embriagado, atropelou e matou um ciclista no Pará. A repercussão foi imediata por se tratar de um servo de Deus. Este fato escancara a grave situação de desobediência generalizada a uma lei que foi criada para proteger a vida das pessoas, a Lei Seca. E tão preocupante quanto é a reação daqueles que não sentem na carne e na alma a dor da perda de um ente querido em uma ocorrência de trânsito protagonizada por motorista embebedado. Prestem atenção à reação das pessoas não ligadas afetivamente à vítima ao se condoerem com a situação do cidadão que se embebedou e matou no trânsito. Vamos ouvir declarações desse tipo:

- "Não é possível alguém que não tenha a intenção de matar e ainda por cima um sacerdote que com tão bons serviços prestados à comunidade ficar preso. Isso é injusto!"

Este tipo de interpretação é a fonte de uma tragédia social. Uma postura equivocada que leva ao afrouxamento punitivo e daí à sensação de impunidade. Ao se considerar equivocadamente o fato um mero acidente dá-se ao criminoso também a condição de vítima, pois "não tinha a intenção de matar".  O que precisa ficar claro é que ao tomar o primeiro gole (ainda consciente), o cidadão, não importa quem seja, assume o risco do que acontecer em estado de embriaguez. A isto se dá o nome de "dolo eventual" que fará toda a diferença no tratamento penal ao delito de trânsito. É certo que quem se embebeda não deseja matar, mas ao dirigir assume o risco, pois perderá totalmente os sentidos da direção do veículo, agora sim transformado em arma letal. Ou entendemos esta realidade, ou continuaremos assistindo ao morticínio diário nas ruas e estradas deste país, até que um dia sejamos nós próprios a tombar. 



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More