segunda-feira, 18 de maio de 2015

Conselho sábio

Segunda-feira, 18 de maio de 2015.
Jorge Yared - no início da carreira
Março de 1972, então com 18 anos, comecei meus trabalhos como redator de notícias da Rádio Iguaçu, integrante das empresas de comunicação de Paulo Pimentel. Já estudante universitário conseguira o que poucos conseguiam na minha idade: um cargo importante e de grande responsabilidade, pois vivíamos na época sob o regime da ditadura. Os jornalistas de então eram monitorados, muitas vezes sem saber ou perceber. Os textos nunca iam ao ar sem antes serem revisados por um profissional de confiança do patrão para que não colocassem a emissora em maus lençóis. Não tinha ainda um mês de casa quando um senhor simpático adentrou em minha sala e, educadamente pediu licença ao se sentar em uma das cadeiras lá existentes. Pegou um jornal e começou a ler. Depois pegou outro, uma revista e silenciosamente lá ficou por umas duas horas. De repente começou a conversar comigo. Perguntou sobre meus estudos e sobre meu trabalho. Disfarçadamente pediu para dar uma olhada nos textos já produzidos para o Jornal da Meia Noite que era apresentado pelo saudoso Ivan Cury. (É calmo o início da madrugada! Era como o Ivan iniciava suas apresentações). Bem, depois de algum tempo, aquele simpático senhor se despediu e na porta deu uma piscada ao mesmo tempo em que acenava com as mãos. Poucos minutos depois minha sala foi invadida por colegas da redação da TV, que ficava ao lado. Perguntaram a mim (até então sem saber o que estava acontecendo) qual foi o teor da conversa e o que eu havia falado a ele. Só depois soube que se tratava de um militar responsável pelo monitoramento do trabalho dos jornalistas. Ainda bem que segui os conselhos de meu saudoso pai: - Meu filho, dizia ele, nunca se exponha a pessoas que não conheça! Jovem ainda e, talvez pela inocência da idade fui provado e salvo talvez pela limitação de informações nos conteúdos expostos àquele simpático senhor. Evidentemente salvei meu emprego também. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More