domingo, 17 de maio de 2015

O que os servidores temiam, aconteceu: Governo Richa saca de uma só vez R$ 500 milhões do caixa da sua previdência

Domingo, 17 de maio de 2015.
E agora minha gente? Começa a aparecer concretamente a razão do desespero e da pressa do governo do Paraná em aprovar o projeto que o autorizou a mexer no caixa do Fundo Previdenciário da Paranaprevidência. Para aprovar o projeto a Polícia Militar do Paraná foi chamada e recebeu ordens de evitar a qualquer custo a entrada dos funcionários públicos no recinto da Assembléia para que os deputados de sua base aliada tivessem tranquilidade para votar. E aí assistimos toda aquela violência despropositada. O projeto foi aprovado e já no dia seguinte assinado pelo governador, interessado direto em sua aprovação. Os desdobramentos que se seguiram foram as saídas do secretário da Educação, da Segurança e do Comandante Geral da Polícia Militar, todos subalternos seus, responsabilizados por ele pela desastrosa ação. Ao contrário do que havia anunciado, o governo Richa tira de uma única vez toda a verba a que tinha direito após aprovação da lei da Paranaprevidência: em torno de 500 milhões de reais. E agora, como é que fica?
Declarações logo abaixo são via site Gazeta do Povo
A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PR. Melissa Folmann diz que “no longo prazo, vê prejuízo, porque afeta a projeção atuarial do fundo”. 
Para o idealizador da Paranaprevidência, Renato Follador, a medida teria objetivo de abastecer o caixa do governo com urgência. Para ele, como a verba será usada para pagar inativos de responsabilidade do Tesouro, o caixa estadual ficará liberado para outras despesas. Folador afirma que “É obvio, se você tira R$ 500 milhões, você começou o processo de reduzir a solvência. Mas não tem estrago novo, o estrago maior foi a aprovação da lei” Segundo ele “o governo tem apenas três opções para consertar o rombo que afetará a aposentadoria dos servidores nas próximas décadas: aumentar a contribuição, diminuir os benefícios, ou os dois. No fim, o risco real é a aposentadoria das futuras gerações ser uma miséria. O grande trunfo da aposentadoria integral vai acabar”, afirma o consultor previdenciário Renato Follador. (Via site da Gazeta do Povo)

* E agora, minha gente? O especialista em previdência afirmou claramente que "o maior estrago foi a aprovação da lei". Onde estão nossas instituições criadas exatamente para evitar que a maioria seja prejudicada por uma gestão financeira predadora de uma minoria? JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More