sexta-feira, 25 de março de 2016

Carroceria ou carroçaria e terraplenagem ou terraplanagem?

Sexta-feira, 25 de março de 2016.
Muita gente desconhece, daí considerar pontual uma explicação sobre duas palavras muito usadas em nosso dia a dia. Na língua portuguesa, há palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas. Vou colocar dois exemplos mais comuns e usados:

Carroceria e carroçaria e terraplenagem e terraplanagem

1 - No primeiro exemplo, a palavra carroceria é a mais utilizada e sua origem vem da palavra em francês carrosserie. Também há uma explicação das duas palavras terem uma origem na derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra que já existe e, com isto, altera o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra carroça mais o sufixo -eria. Já a palavra carroçaria é formada também por esta derivação sufixal onde temos a palavra carroça mais o sufixo -aria. Estes sufixos são nominais e formam substantivos.


2 - No caso das palavras terraplanagem e terraplenagem (também considerados corretos) as usamos sempre quando quisermos nos referir ao ato de realizar qualquer alteração do relevo do terreno através de aterros. A palavra terraplenagem é a mais utilizada pelos falantes, e é tida como a mais correta e a mais socialmente aceita. A palavra terraplanagem aparece em dicionários como sendo uma forma não preferencial de terraplenagem. Ambas as palavras constam no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras. JoYa

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More