sábado, 23 de abril de 2011

Conheça Jorge Grando, ambientalista com reconhecimento internacional, uma das vítimas da chacina de Piraquara


Sábado, 23 de abril de 2011
Jorge Grando, um grande cidadão
Jorge Grando era reconhecido até internacionalmente como o ambientalista que lutava pelas causas da natureza. Ele foi responsável por criar o Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.
Ganhou um prêmio no Japão pelo projeto Menino de Vime, que aliava o plantio do vime, sem explorar a natureza, com a necessidade do material para a fabricação de móveis. Ele também já havia sido secretário do meio ambiente na prefeitura de Pinhais e fundou a ONG Associação Paranaense de Preservação Ambiental do Rio Iguaçu e Serra do Mar (Appam), em 1997.
Jorge estava envolvido em um projeto de transformar o condomínio de Piraquara em uma região ambientalmente correta, o nome do local era ecovila e fica próximo às nascentes do Rio Iraizinho. Jorge dizia que queria transformar o local em um cinturão de preservação da natureza até a Serra do Mar.
Na chácara, onde ocorreu o crime, a maior parte da vegetação é preservada, o esgoto é tratado em um sistema com raízes de plantas e a água usada vem de poços artesianos e da captação da água da chuva. “O Jorge era desapegado ao dinheiro. Ele queria viver num mundo melhor e se doava muito para concretizar seus sonhos”, afirma o amigo Irineu Nogueira, atual presidente da Appam. Jorge também é protagonista na constituição de uma tribo indígena que existe em Piraquara. “Ele encontrou os índios numa rodovia e começou a lutar pela causa indígena, até que encontrou um pedaço de terra onde os índios pudessem viver.” (Onda RPC)

*Se pudesse mudar o nome, ele poderia se chamar “Jorge Grande”, um exemplo de cidadão, que desaparece da forma mais trágica que se pode imaginar: assassinado em uma chacina junto a mais 4 amigos.

5 comentários:

Ao amigo Jorge Grando...

Fica nosso breve adeus... porém não ficaremos calados e não deixaremos impune, este tão terrível assassinato a sangue frio...

Jorge, amigo... ecologista... homem do bem, que sempre lutou por causas nobres... que sempre esteve nestes ultimos 30 anos em busca do bem maior, que foi o de construir novas práticas ambientais e sociais, em Piraquara e Pinhais... lutador quantomais da defesa das aguas...

Meu amigo, em nome de todo o movimento ambiental do estado do paraná... te honramos... te homenagemos...

Tu deixa um vazio... mas deixa a certeza de que continuaremos na frente de batalha...

Que os anjos do altissimo te cubram de cuidados...

Adeus...


de seu amigo e irmão de luta

Juliano Bueno de Araujo
Presidente da Fundação ANINPA Brasil
Presidente da FEPAM Federação Paranaense de Entidades Ambientalistas
Coordenador da UNEAP Regiao Metropolitana de Curitiba
Conselheiro do CMMA Curitiba

Estive com Jorge na quarta e na quinta-feira passadas, no dia anterior ao seu assinato. Almoçamos juntamente com centenas de amigos. Combinamos visitar a Assembléia Legislativa na semana seguinte para propor aos deputados algumas iniciativas em favor da paz e da conciliação.
Termino de chegar do seu velório e do seu irmão Antõnio. Uma bestialidade interrompeu uma vida de doação. Mas o exemplo de vida e amor seguirá dando frutos.

Samuel Gomes

Um sociedade atrasada expurga seres evoluídos do seu meio. Essa chandala matou Cristo, Gandhi, Doroty Stang, Kennedy... Os super-homens são eliminados pela gentinha que jamais é identificada ou punida. Ciclo que ocorre em eterna repetição. Ciclo que não mudará. Deixemos os vermes chegarem ao ponto de não se suportarem e se expurgarem a si mesmos. Hoje os ratos abjetos estão se vomitando no Norte da África. Quem sabe um dia a sociedade brasileira evolua e chegue a esse ponto!

Este comentário foi removido pelo autor.

Querido e amado amigo Jorge Grando e Antoninho, a justiça Divina nunca falha. Como dizia Laerte Ortega "Seres Humanos, bestas feras repelentes".
Namasté
Angelita Lombarde ॐ

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More