segunda-feira, 13 de junho de 2011

Informações sobre o aluguel de aviões, só através da Justiça, segundo Veneri


Segunda-feira, 13 de junho de 2011.
Deputado Tadeu Venei quer explicações sobre aluguel de aparelhos
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) ajuizou nesta segunda-feira, mandado de segurança contra o Governo do Estado, por ter deixado de responder ao pedido de informações aprovado pela Assembléia Legislativa referente ao aluguel de avião e helicóptero feito por dispensa de licitação pelo Estado. O pedido foi apresentado no dia 22 de março e, de acordo com a Constituição Estadual, teria de ser respondido em 30 dias.



Casal Richa inspecionando área atingida pelas enchentes no litoral
no helicóptero alugado, sem licitação, junto a empresa Helisul
“Se for considerado o prazo desde o recebimento do ofício requerendo a informação pública, passaram-se mais setenta dias sem a devida prestação destas informações imprescindíveis à análise, elaboração e fiscalização legislativa”, justifica o deputado no mandado de segurança.
Veneri pediu ao governo que explicasse a dispensa do processo licitatório, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, no dia 11 de março de 2011, justificada, apenas pela urgência. Para o deputado,
“o governo, por meio do governador Beto Richa (PSDB), e dos secretários da Casa Civil, Durval Amaral, da Casa Militar, Adilson Castilho Casitas, e do Procurador Geral do Estado, Ivan Bonilha, infringiu os princípios da publicidade e transparência na Administração Pública”. Na ação, o deputado pede liminar para que o pedido seja respondido no prazo máximo de três dias, sob pena de multa diária pelo não cumprimento.
E março deste ano, o governo alugou um avião a jato por R$ 492,8 mil mensais e um helicóptero por R$ 201, 2 mil mensais. O contrato, feito com a empresa de táxi aéreo Helisul Transporte Aéreo por três meses, venceu na sexta-feira, 10 de junho. 
No pedido de informações, a Assembleia questiona a situação da frota aérea de Estado, a fundamentação jurídica para o aluguel. A disponibilidade financeira, diante do anunciado problema orçamentário do Estado e os fatos que ensejaram a dispensa de licitação. (www.oestadodoparana.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More