segunda-feira, 13 de junho de 2011

Com Gleisi, será que PT decola finalmente no Paraná?


Segunda-feira, 13 de junho de 2011.
Ênio e Gleisi, duas lideranças do PT, no Paraná
Fortalecido no núcleo do governo federal com a ascensão de Gleisi Hoffmann (PT) – escolhida na semana passada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir a pasta da Casa Civil após a queda de Antonio Palocci – o Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná vive seu momento de maior relevância na esfera federal. A legenda tem ainda o ministro Paulo Bernardo, na pasta das Comunicações; Gilberto Carvalho, na Secretaria Especial da Presidência; e Jorge Samek, na presidência da Itaipu.
Agora, a expectativa da cúpula do partido no Paraná é usar a força que adquiriu em Brasília para reverter a atual situação que vive no estado. Nos últimos oito anos, apesar da chegada de Lula à Presidência, o PT sofreu um revés atrás do outro no Paraná. Além de continuar sem nunca fazer o governador do estado ou o prefeito de Curitiba, o partido perdeu as principais prefeituras que mantinha no estado: Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Na Assembleia Legislativa, o partido conta atualmente com apenas sete deputados estaduais. O governo estadual tem imensa maioria no Legislativo, engrossada até mesmo por deputados de PDT, PMDB e PSC, principais partidos da base aliada federal. Para o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, a forte representatividade na esfera federal permite que o partido tenha metas ousadas nas próximas eleições municipais.
Caminho pode passar por aliança com Fruet
PT apoiar Gustavo Fruet. Isto é possível?
A chegada de Gleisi Hoffmann à Casa Civil pode influenciar decisivamente as eleições municipais do ano que vem em Curitiba, até mesmo como parte do caminho que o PT pretende pavimentar em relação ao seu projeto para 2014 no estado. Por um lado, segundo o presidente do PT paranaense, deputado Ênio Verri, a maior força dos petistas atrairá mais atenção. “Imagino que muita gente vá querer entrar no partido agora. Teremos que ter critérios na seleção destes quadros”, disse. Por outro, o momento pode facilitar composições importantes para o partido. (Gazeta)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More