sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Exoneração de Jobim é publicada no 'Diário Oficial da União' desta sexta-feira. Celso Amorin assume


Sexta-feira, 05 de agosto de 2011.
Segundo o Planalto, ainda não há previsão sobre quando Amorim
 tomará posse (Foto Arquivo/Divulgação)
Foi publicada nesta sexta-feira (5) a exoneração do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A oficialização da saída no "Diário Oficial da União" ocorre no dia seguinte à  entrega da carta de demissão. O pedido de exoneração foi recebido por Dilma Rousseff na noite de quinta (4). Em  seu lugar foi nomeado o diplomata Celso Amorim. Filiado ao PT, Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

O então ministro Nelson Jobim em seu último compromisso, no AM nesta
quinta
(Foto: Fernando Gallo / Agência Estado)
A reunião entre Dilma e Jobim na noite de quinta durou menos de cinco minutos, segundo a assessoria. Jobim chegou com a carta pronta para entregar à presidente. Fez a entrega e foi embora. Filiado ao PMDB, o ex-ministro estava no cargo desde julho de 2007, quando assumiu durante o chamado "apagão aéreo", em substituição a Waldir Pires, no governo Lula. Ele também foi ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Jobim deixou o cargo após a publicação pela revista "Piauí" de reportagem com críticas, atribuídas a ele, às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Na edição deste mês da revista, que circulou nesta quinta-feira, Jobim afirma que a ministra Ideli Salvatti era "muito fraquinha" e que Gleisi Hoffmann "sequer conhece Brasília". Ele negou que tivesse dado as declarações, mas a direção da revista reafirmou. Perguntado no Amazonas se havia qualificado a ministra Ideli Salvatti como "muito fraquinha", Nelson Jobim respondeu: "Absolutamente, não". Jobim, o vice-presidente Michel Temer e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participaram em Tabatinga (AM) da solenidade de assinatura de um acordo para a adoção de um plano de segurança de fronteira entre o Brasil e a Colômbia. (Agencia Estado)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More