terça-feira, 2 de agosto de 2011

Simepar prevê geadas em boa parte do Paraná para esta quarta-feira


Terça-feira, 02 de agosto de 2011.
Na foto do Paraná Online flagrante da neve, hoje, na região de Palmas
O Instituto Tecnológico Simepar prevê geadas para boa parte do Paraná na manhã desta quarta-feira (3). Há previsão de geada com intensidade fraca em uma faixa que abrange grande parte dos municípios da região Sudoeste, Centro Norte e Norte Pioneiro, e no Leste, incluindo Curitiba e Região Metropolitana.Já na região dos Campos Gerais e no Centro-sul do Estado a geada deve ser de intensidade moderada, incluindo Palmas, onde chegou a nevar na manhã desta terça-feira.Na quinta-feira (4) a área em que podem ocorrer geadas é maior e abrange quase todo o Paraná, principalmente no centro-sul do Estado, onde o fenômeno deve ter maior intensidade. A partir de sexta-feira a massa de ar frio perde intensidade e, segundo o Simepar, não deve gear no Estado. (Simepar)
Hortigranjeiros sobem 6,54% em Curitiba por causa das fortes chuvas
Chuva seguida de geada elevam preços de horti-fruti-granjeiros, na CEASA
A Divisão Técnica Econômica da Ceasa de Curitiba registrou que 13 dos 30 produtos hortigranjeiros pesquisados semanalmente estão com cotação mais elevadas. A média ponderada dos preços dos 30 produtos subiu 6,54% nesta semana. O mercado reflete a dificuldade de retirada e transporte dos produtos das lavouras, ocasionada pelo excesso de chuva no fim de semana. O produto com maior alta foi a batata salsa extra 2A (25%), seguido pela batata comum especial lavada (16,67%), chuchu extra 2A (15,38%), repolho híbrido médio (14,29%), cenoura nantes 2 A (13,33%), couve flor grande (11,11%), cebola pêra nacional (10%), pepino salada extra 2A (5,26%) e tomate extra 2A (3,23%).
Com exceção da cebola, em entressafra no Paraná e com oferta mantida por Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, os demais hortigranjeiros são produzidos no estado. A banana caturra primeira apresentou a maior alta entre as frutas, em 15,38%. Além dessa, as altas foram registradas apenas no limão tahiti médio (12%) e tangerina murcott grande (8,70%).
Duas reduções de preços foram verificadas em hortaliças e duas em frutas: abobrinha verde extra 2A (-3,23%), vagem macarrão extra 2A (-1,64%), abacate manteiga (-3,7%) e manga tomy (-3,03%). Entre os hortigranjeiros com cotações estáveis destacam-se a alface crespa grande, aipim extra e beterraba extra 2A. (Paraná Online)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More