quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Departamento de Pessoal X Gestão de Pessoas


Quinta-feira, 27 de outubro de 2011.
Um dos pontos estratégicos do desenvolvimento
de uma organização é seu modelo de gestão,
voltado para o colaborador
Num mundo onde há empresas que são exemplares quando o assunto é gestão de pessoas, ainda há as que vêem seus colaboradores como simples fator de produção. Em um universo empresarial em que a palavra chave é inovação, ainda existem gestores que vêem sua força de trabalho simplesmente como mais uma despesa, no balanço patrimonial da organização. Muitas empresas ainda não fizeram a "transição" do antigo departamento de pessoal para o que chamamos hoje de gestão de pessoas. Não falo da transição de nomenclatura, e sim, de pensamento, de modelo de gestão.
O departamento de pessoal surgiu da necessidade de se administrar os custos provenientes dos funcionários, tal como deveriam ser administradas as despesas provenientes de fatores de produção, por exemplo. Era um departamento mecanicista, com pouco valor agregado. Sua responsabilidade era tão somente cuidar das contratações, folha de pagamento de funcionários e ocasionais demissões. O modelo de gestão de pessoas que conhecemos hoje vai muito além: agrega as responsabilidades que pertenciam ao antigo departamento de pessoal, mas tem como características a participação na capacitação e desenvolvimento do colaborador, aquele que é o ativo mais importante de qualquer empresa. Devemos por de lado as nomenclaturas: o que é importante numa organização é seu modelo de gestão, voltado para o colaborador. O investimento na força de trabalho da empresa é garantia absoluta de retorno e sucesso.

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