sexta-feira, 22 de julho de 2011

Capital da Noruega em pânico: sobe para sete número de mortes em explosão terrorista


Sexta-feira, 22 de julho de 2011.

 A polícia da Noruega elevou para ao menos sete o número de mortos na explosão de uma bomba que atingiu um prédio do governo no centro da capital, Oslo. Outras duas pessoas estão gravemente feridas. Também nesta sexta-feira, tiros foram disparados em um centro de juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya, noroeste de Oslo. 
As agências de notícias falam em ao menos cinco feridos, mas a polícia não confirma. Autoridades suecas dizem que é 'muito cedo' para classificar a explosão de ataque terrorista. Não há qualquer reivindicação oficial de autoria da ação por parte de algum grupo terrorista até o momento. 
Carro suspeito de ter provocado a explosão (Foto Reuters)
A agência de notícias Reuters afirmou mais cedo que os destroços de um carro desconhecido estavam do lado de fora do edifício. A polícia norueguesa já admite a possibilidade, mas ainda não confirma.
TERRORISMO
Uma reportagem do "The New York Times" diz que um grupo terrorista chamado Ansar Al Jihad ou Al Alami, também conhecido como "Os Ajudantes da Jihad Global", assinou um comunicado assumindo a autoria do ataque. 
Sete mortos e dezenas de feridos, na explosão desta sexta,
em Oslo, na Noruega (Foto Reuters)
A publicação cita Will McCants, analista terrorista da C.N.A., um instituto de pesquisa que estuda terrorismo, como fonte da informação. A mensagem diz que o ataque se deu em resposta à presença norueguesa no Afeganistão e ao que chamam de "insultos ao profeta Maomé". "O que vocês viram é somente o começo. Ainda há muito mais por vir", finaliza a carta de acordo com a tradução feita por McCants. (Reuters via Folha Online)


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More