sexta-feira, 22 de julho de 2011

Erro fatal: mulher morre após receber glicerina na veia em hospital, no CE


Sexta-feira, 22 de julho de 2011.
A paciente tinha 75 anos e não resistiu ao erro grave da atendente
A injeção de glicerina em vez de soro na veia de uma idosa pode ter causado a morte dela em um hospital do Ceará. De acordo com Antônio Ernani de Freitas, diretor do hospital São Vicente de Paula, em Barbalha (505 km de Fortaleza), a aposentada Maria Carmelita Laurentino, 75, estava internada no Hospital Geral de Missão Velha (507 km de Fortaleza) com suspeita de pneumonia. Ela foi transferida para a unidade de Barbalha na quarta-feira (20). Ao chegar, o médico que estava de plantão estranhou a substância intravenosa que a mulher estava tomando na ambulância e percebeu que era glicerina, material que não pode ser aplicado na veia ou ingerido.
O médico, segundo o diretor, imediatamente trocou o medicamento, mas a idosa morreu cerca de uma hora depois. Segundo Freitas, ainda é preciso aguardar o laudo do IML (Instituto Médico Legal) para saber se a glicerina foi a causa da morte. A ocorrência foi registrada na delegacia do município. De acordo com ele, a glicerina deve ser utilizada para fazer lavagem intestinal e a aplicação na veia pode obstruí-la e levar o paciente à morte.
O Hospital São Vicente registrou um Boletim de Ocorrência se eximindo da responsabilidade do engano e solicitou laudo do IML para que seja descoberta a real causa da morte. A delegacia de Barbalha está investigando o caso. De acordo com o delegado Marco Antônio, funcionários do hospital de Missão Velha já foram ouvidos e todos confirmam ter visto uma auxiliar de enfermagem aplicando a bolsa, sem saber que era de glicerina. A funcionária ainda vai depor. O laudo do IML deve sair em oito dias e a Secretaria da Saúde de Missão Velha solicitou o afastamento da auxiliar de enfermagem até que o caso seja esclarecido. Ainda segundo o delegado, se os relatos forem confirmados ela poderá ser indiciada por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). (G1)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More