sexta-feira, 22 de julho de 2011

Corrupção no Ministério dos Transportes faz rolar mais uma cabeça: Hideraldo Caron, do PT, pede demissão do Dnit


Sexta-feira, 22 de julho de 2011.
Em abril, Hideraldo Caron anunciava detalhes das obras da travessia
urbana de Santa Maria (Foto:Fernando Ramos / Agencia RBS)
É como tratamento contra um cancer agressivo: para salvar o paciente é preciso cortar o mal pela raiz. E no Ministério dos Transportes, o remédio é amargo, mas não há outra saída. Hoje foi a vez do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), Hideraldo Caron sair. Ele "entregou" nesta sexta-feira seu pedido de demissão do cargo ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Caron esteve no ministério no início da tarde, entrou e saiu pela garagem para evitar jornalistas e teve uma rápida conversa com o ministro.
Em nota, o Ministério informou que
"o ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, recebeu na manhã de hoje o diretor de infraestrutura rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hideraldo Luiz Caron, que apresentou seu pedido de exoneração do cargo. Ainda nesta tarde, o pedido de exoneração do diretor será encaminhado à Presidência da República".
O pedido de demissão já havia sido anunciado mais cedo pelo próprio dirigente, que é filiado ao PT gaúcho. Caron era pressionado por denúncias que provocaram uma crise no Ministério dos Transportes. Ontem, a presidente Dilma Rousseff vetou a participação de Caron, único petista na direção do Dnit, em uma reunião sobre o PAC no Palácio do Planalto. A medida foi interpretada como uma senha para que ele deixasse o cargo que ocupava desde 2004.
Reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo revela que, mesmo com dois pareceres contrários da Advocacia-Geral da União (AGU), Hideraldo teria orientado a aprovação de um contrato de R$ 30 milhões com a prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, comandada pelo também petista Jairo Jorge. O dinheiro foi destinado para construção de casas para famílias que vivem em áreas onde será construída a Rodovia do Parque (BR-448), estrada de 22 quilômetros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ligará a rodovia Sapucaia-Viamão (RS-118), em Sapucaia, à BR-290, na Capital. (JB)

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