sábado, 7 de janeiro de 2012

Depois de um ano de negociações, 14 cirurgiões cardiovasculares pedem para sair das Unimeds, no Paraná

Sábado, 07 de janeiro de 2012.
Marcelo Freitas dia que ele e outros 18 médicos já pediram descredenciamento
 da Unimed (Foto Henry Milleo/Gazeta do Povo)
A Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares do Paraná (Coop­Cárdio-PR) anunciou que a partir de segunda-feira os profissionais vinculados às Unimeds do estado deixariam de atender os pacientes de 21 das 22 singulares do plano. Em Londrina, única exceção, o atendimento aos clientes da operadora seguiria normalmente até o fim de janeiro. A decisão foi tomada, segundo o presidente da CoopCárdio, Marcelo Ferraz de Freitas, depois de mais de um ano de negociação em torno do reajuste dos honorários da especialidade. A Federação das Unimeds do Paraná, no entanto, afirma que o pedido de saída dos médicos até agora é apenas parcial e corresponde a 22% dos profissionais da especialidade que atendem nas Unimeds. A federação também alerta que na maioria das localidades há uma cláusula contratual que obriga a continuidade do atendimento por 60 dias após o pedido de desligamento.
Direitos: Consumidor não pode ser refém da briga, diz Procon-PR
A advogada Cláudia Silvano diz que o paciente não deve
aceitar cobrança à parte, mesmo se o atendimento for
emergencial  (FotoHedeson Alves/ Gazeta do Povo
A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, teme que os mais de 1,3 milhão de clientes das 22 Unimeds do estado se tornem reféns dos impasses entre operadoras e cirurgiões. “O importante é que o paciente tenha em mente que não deve aceitar qualquer cobrança feita à parte da mensalidade do plano de saúde. Mesmo em um atendimento emergencial. Quem deve acertar a conta é a operadora”, salienta. O vice-presidente da Unimed-PR, Robertson D’Agnoluzzo, diz que a federação já se preparou para compensar a saída parcial dos cirurgiões cardiovasculares. “Já conversamos com centros de São Paulo, tanto da capital quanto do interior, para a realização do atendimento dos pacientes paranaenses lá, se necessário for. O cliente da Unimed não ficará sem atendimento”, promete. No caso das emergências, são também as operadoras que se responsabilizarão por pagar a conta. Em caso de irregularidade ou qualquer dificuldade, no entanto, o consumidor deve denunciar seu caso à ANS, que tem o dever de auxiliá-lo na resolução do problema com a operadora. “O consumidor também pode procurar a intermediação do Procon da sua cidade”, diz Claudia.
Serviço
ANS: 0800-7019656; Procon-PR: 0800-411512 ou, pessoalmente, na Rua Presidente Faria, 431, Centro, Curitiba, entre 9 e 17 horas. (Gazeta do Povo)

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