terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Deu água na boca

Terça-feira, 10 janeiro de 2012.
Comida japonesa, tudo de bom. Sou descendente de árabe por parte de pai e português, de mãe. É claro que entre os meus pratos preferidos estão uma quibada com tudo o que tem direito e, também um bacalhau, do jeito que for preparado, não importa, sempre regado a um vinho branco (Calamares) seco e a um azeite extra virgem, Gallo, de preferência. Isto é o óbvio. Mas, na verdade sou brasileiro e não dispenso um arroz, feijão, bife, ovo, batata frita e salada de tomate com cebola. Mas, como a culinária italiana é sedutora e presente aonde quer que a gente vá neste sul brasileiro, não dispenso uma bela macarronada com aquele parmezão ralado na hora. Mas, nos últimos tempos tenho sido induzido a me infiltrar em uma cozinha oriental que há algum tempo atrás era inconcebível ao meu paladar: a culinária nipônica, cada vez mais presente na vida do brasileiro. Dêem uma olhadinha só nas fotos que encontrei e vejam se não tenho razão, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

Foto Zé Carlos Barretta/Folhapress
Por custar um pouco mais caro que os outros pratos, não é acessível em restaurantes populares, infelizmente. Por não ter opção uma vez em um jantar fui obrigado a comer sushis e sashimis que eram servidos à vontade. De lá prá cá, cada vez venho sendo seduzido pela culinária japonesa. São pratos absolutamente leves, saudáveis e que requerem um certo ritual no preparo e na degustação.

Foto Letícia Moreira/Folhapress
 Àqueles que não conhecem, recomendo. Para aqueles que já conhecem, como eu, uma sugestão para um belo e delicioso jantar no seu restaurante preferido. 

Foto Tadeu Brunelli/Divulgação
Essas três fotos foram postadas para que vocês entendam a razão de eu estar escrevendo isso. Não deu água na boca? Então fiquem à vontade, sirvam-se!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More