segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Moradores de Curitiba e RMC sofrem com falta d’água

Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012.

Calor e torneira vazia! É preciso economizar água, diz Sanepar
Conversei uma vez com um técnico da Sanepar e ele me contou naquela oportunidade (há uns seis anos atrás) que não há mais água para todo mundo no alto verão quando o consumo aumenta bastante. As "obras" da Sanepar na verdade, segundo aquele funcionário, muitas vezes são estratégia de desligamento para conter o consumo e aí possibilitar o atendimento. Forte calor, falta de chuva e alto consumo são fatores que nos levam felizmente ainda a um beco com saída, mas ela só será possível se houver uma conduta responsável de economizar o produto. Você acredita que o brasileiro aqui de Curitiba e região está preparado para isto?
A notícia que motivou o comentário:
Em um fim de semana de temperaturas recordes, moradores de Curitiba e região metropolitana sofreram com a falta d’água. O fornecimento de água foi suspenso às 15 horas de sábado em 33 bairros de Curitiba e região metropolitana por causa de obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba. O abastecimento foi retomado às 20 horas de domingo (5), porém, a situação foi normalizada em algumas regiões apenas na madrugada desta segunda-feira (6). O desabastecimento seguia em Piraquara nesta manhã. Segundo a Sanepar, o consumo de água no Estado foi 30% maior que o habitual nos últimos dias. Além disso, a estiagem prolongada também prejudica o abastecimento. Segundo a Sanepar, toda a capacidade instalada nos sistemas Miringuava, Iguaçu, Iraí e Passaúna está sendo usada para amenizar os impactos do alto consumo na capital e região e apelou para que se economize o produto ao máximo.
Mais transtornos à vista
As obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu serão feitas nos dias 18 e 19 de fevereiro, 3 e 4, 17 e 18 de março, e 31 de março e 1º de abril. De acordo com Thomaz, a Sanepar irá analisar os problemas do fim de semana para minimizá-los nas próximas datas com obras. A orientação é para que se economize água nesses períodos. (Sanepar/Gazeta do Povo)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More