domingo, 25 de março de 2012

Limites da submissão

Domingo, 25 de março de 2012.
O respeito exige que aceitemos a pessoa do jeito
que ela é, mas não é assim que acontece
O dicionário diz que submissão é obediência voluntária; sujeição; humildade, humilhação, passividade, subserviência. Na Internet muitos falam sobre ela. Um internauta que não se identificou escreveu que “o conceito de submissão tem sido muito desvalorizado, já que ele é relacionado com humilhação, como se a pessoa submissa fosse um ser dominado e forçado a agir contra a sua vontade”. Segundo esse mesmo internauta, “não é este o sentido de submissão na Palavra de Deus. Pelo contrário, a submissão é um ato da própria vontade através do qual nos sujeitamos ao melhor critério ou governo de outra pessoa. Há um reconhecimento de autoridade por parte do que se submete para com aquele a quem se sujeita e não um sentimento de desvalorização própria. A submissão não o rebaixa. Não o faz sentir menos que o outro, mas reconhecer como maior sua capacidade de conduzir ou guiar”. Há outros tipos de submissão que podemos considerar válidos: a do respeito aos costumes de cada povo e ao atendimento às regras e normas sociais consagradas nos ordenamentos jurídicos.
Agora, há um tipo de submissão a que todos estão sujeitos e contra a qual devem superar ou não deixar, jamais, que aconteça: a submissão à vontade do outro ou dos outros no sentido de anular a sua própria. Ninguém tem esse direito. Quando se ama, se respeita. O respeito exige que aceitemos a pessoa do jeito que ela é. Parece fácil, mas não é isso que acontece nos relacionamentos sociais. Reflita e perceberá o quanto as pessoas já tentaram ou ainda tentam conduzir a sua vida. Pense bem e também poderá perceber que você mesmo já fez ou ainda faz com alguém.
Como disse: amar verdadeiramente é respeitar o desejo de ser da pessoa amada. Interferir só a pedido dela, ou, no máximo, se for o caso, aconselhar ou alertar. Se for o caso, insisto! Jamais imponha sua vontade à forma do outro ser. É aquela velha máxima que se encaixa perfeitamente neste contexto: “nunca faça ao outro aquilo que não quer que o mesmo faça a você!”
A submissão é até aceita e compreensível em alguns casos, mas tem limites. Respeite os dos outros e faça questão de que respeitem os seus!
Uma boa noite de domingo. Uma excelente semana a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More