quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bebê morre sufocado ao dormir na cama junto com os pais


Quarta-feira, 10 de agosto de 2011.
Uma criança de apenas quatro meses morreu asfixiada, na madrugada desta quarta-feira (10), em uma casa da Rua Domingos Antônio Moro, no Jardim Primavera, no Pilarzinho, em Curitiba. A fatalidade aconteceu quando Gabriel Messias dos Santos Paiano dormia na cama, com os pais adolescentes - ambos de 17 anos. Quando eles acordaram, perceberam que a criança não respirava.Os vizinhos chamaram o Samu, mas quando os socorristas chegaram Gabriel já estava morto. Policiais militares do 20.º Batalhão estiveram no local e comentaram que a principal hipótese é que o menino morreu sufocado pelos pais, que supostamente rolaram por cima dele enquanto dormiam.Uma vizinha, que preferiu não se identificar, disse que o casal frequenta uma igreja evangélica da região e ambos cuidavam bem da criança. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). A Delegacia de Homicídios deverá instaurar procedimento para apurar a causa da morte e aguarda o resultado de exames complementares.  (Paraná Online)
Especialistas não aconselham compartilhar leito com bebês
Nos dias frios é comum as mães compartilharem a cama com o bebê. Para evitar acidentes e até morte por sufocamento da criança, os especialistas contraindicam o compartilhamento do leito com outras crianças, principalmente com bebês. “O bebê não tem reação de defesa”, afirma a pediatra e coordenadora técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Curitiba, Cristiane Vardana Marangon. A criança só vai aprender a rolar a partir dos cinco meses. Ela não tem força muscular para sair de uma posição para se defender. Os especialistas enfatizam que o bebê não deve compartilhar o leito com os pais mesmo acima de cinco meses, quando começa a adquirir a força muscular. Segundo a pediatra, o ideal é que a criança tenha o seu próprio espaço para dormir. “Isso é difícil entre as famílias carentes, que dormem muitas vezes no mesmo cômodo. Mas a fatalidade pode acontecer também entre famílias de outros níveis sociais”, adverte a pediatra. De acordo com a pediatra, a área de prevenção de acidentes, entre eles o de morte súbita, está entre as orientações no Programa de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde. O programa atende crianças de zero a 10 anos.
Posição segura
Os especialistas recomendam que a posição mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima. Segundo eles, a possibilidade de morte súbita em bebês saudáveis diminui nove vezes quando os bebês dormem de barriga para cima. No início da década de 90, os cientistas e pesquisadores não conseguiam explicar o registro de muitos óbitos em crianças saudáveis. Uma equipe de cientistas de várias partes do mundo começou a investigar esses fatos e relacionou as causas de morte súbita a ambientes de tabagismo, a crianças dormindo extremamente agasalhadas, entre outras situações, mas o que mais chamou a atenção desses pesquisadores foi que os bebês estavam dormindo de barriga para baixo. A partir dessas pesquisas, os cientistas começaram a indicar que a posição mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima. (Valéria Auada/www.oestadodoparana.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More