quarta-feira, 13 de julho de 2011

16 morrem na queda de avião no Recife


Terça-Feira, 12 de julho de 2011.
Piloto tentou fazer pouso forçado na praia, mas foi infeliz
(Editoria de arte da Folhapress)
Morrer em acidente de avião não deixa de ser um dos piores pesadelos que se possa imaginar. E nas circunstâncias deste ocorrido hoje pela manhã em Recife, não poderia ser pior. O avião faz pouso forçado em lugar impróprio e causa considerável impacto à estrutura do aparelho e às pessoas dentro dele. Antes de chegar qualquer tipo de socorro, o avião explode, matando os passageiros ainda vivos que acenavam pedindo socorro. Um horror.
O aparelho não suportou a aterrissagem em terreno irregular e explodiu
(Foto Arnaldo Carvalho/JC Imagem/Folhapress)
O avião em questão é um bimotor da Noar Linhas Áreas. Morreram seus 16 ocupantes. Ele caiu apenas três minutos após decolar do aeroporto Gilberto Freyre.
O Comando da Aeronáutica informou a cronologia das ocorrências com o bimotor turbo-hélice L410, modelo também conhecido como LET:
6h51min00s: Decolagem da pista 18 do aeroporto de Recife
6h51min55s: O piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem
6h53min57s: O piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem
6h54min18s: Perda do sinal da aeronave na tela do radar
O Seripa 2 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Aeronáutica, já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
O segurança do terreno, Erandir Rodrigues da Silva, 42, estava no local no
momento da descida e afirmou ter visto duas explosões após a queda.
 "Vi uma mulher na janela pedindo ajuda. Depois explodiu. Não deu pra
fazer nada", afirmou.
(Foto Arnaldo Carvalho/JC Imagem/Folhapress)
O avião seguiria para a cidade de Mossoró (RN), com escala em Natal. No plano de voo foi informada a presença de 16 pessoas a bordo, sendo 14 passageiros e 2 tripulantes. A informação foi confirmada em contato com a torre de controle, antes da decolagem. A aeronave tem capacidade para 19 ocupantes.  
A área onde o avião caiu fica em um bairro residencial de classe alta,
próximo  da divisa com Jaboatão dos Guararapes. No terreno estava
 montado um circo há cerca de duas semanas
(Foto Arnaldo Carvalho/JC Imagem/Folhapress)
Segundo os registros da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ela estava habilitada para voo e em dia com as certificações. O Relatório de Condição de Aeronavegabilidade venceria apenas em 2013.
A Noar Linhas Aéreas suspendeu todos os voos previstos para esta quarta-feira. Segundo a empresa, os passageiros com voos marcados já estão sendo remanejados para voos de outras companhias aéreas. A Noar, que opera voos regionais no Nordeste há pouco mais de um ano, realiza 278 voos por semana. A empresa afirma que sua prioridade é prestar o atendimento aos familiares das vítimas, e que está disponibilizando transporte, hospedagem e acompanhamento de médicos e psicólogos. (Agencia Estado)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More