segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Preso prefeito de Jundiaí do Sul, condenado a oito anos de prisão por crime contra a administração pública

Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012.
Abras não resistiu à prisão. Advogado tenta livrá-lo da
prisão com pedido de habeas corpus (Foto JL)
Foi preso na tarde de domingo (29), o prefeito de Jundiaí do Sul, Valter Abras (PSDB). Abras foi condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto por crime contra a administração pública. O mandado de prisão foi expedido em 25 de janeiro e cumprido em Ribeirão do Pinhal, onde Abras morava. O processo já tramitou em todas as esferas do Judiciário, portanto, não cabe mais recursos. Segundo o delegado de Ribeirão do Pinhal, Tristão Borborema, os crimes teriam sido cometidos durante a primeira gestão de Abras na Prefeitura de Jundiaí do Sul, nos anos 1990. 


Valter Abras foi prefeito de Jundiaí do Sul por duas vezes
e venceu as eleições de 2008 por ampla diferença contra
seu adversário, Joel Marciano Rauber (Foto Divulgação)
A condenação, por crime ambiental, determinada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, de um ano e um mês de prisão, veio em 2008. Como não cumpriu a pena, não pôde assumir o cargo de prefeito, para o qual tinha acabado de ser reeleito. No final do ano passado, cerca de três anos depois de ter sido reeleito e condenado, ele conseguiu reverter a situação e assumiu o cargo após decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Nota atualizada
O prefeito de Jundiaí do Sul, Valter Abras (PSDB), permanece preso na 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho, no norte pioneiro. Ele foi detido na tarde deste domingo (29) em Ribeirão do Pinhal, com mandado de prisão expedido devido a uma condenação por crime ambiental. Fernando Matias, advogado do prefeito, entrou com pedido de habeas corpus no início da tarde desta segunda (30) no fórum de Ribeirão do Pinhal. Abras havia assumido a prefeitura há três meses. Ele havia vencido as eleições de 2008, mas foi impedido de assumir pela justiça eleitoral por conta de problemas com um lixão a céu aberto mantido pela prefeitura de Jundiaí do Sul durante seu primeiro mandato. O prefeito não resistiu à prisão. (Bondenews)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More