terça-feira, 24 de maio de 2011

Tragédia do Paranoá: bombeiros encontram corpo da sexta vítima de naufrágio no DF



Quarta-feira, 24 de maio de 2011.

Corpos de dois homens foram encontrados nesta terça pela manhã.
Buscas continuam (Sérgio Lima/Folhapress)
Foi encontrado por volta das 9h30 desta terça-feira o corpo da sexta vítima do naufrágio ocorrido no último domingo (22) no lago Paranoá, em Brasília. Esse é o segundo corpo localizado hoje. De acordo com os bombeiros, as vítimas encontradas nesta terça são dois homens, mas a identificação dos corpos ainda não foi feita.  Ontem, já tinham sido encontrados outros quatro corpos. Um bebê de sete meses foi socorrido, mas também não resistiu.  Os bombeiros não informaram detalhes sobre a vítima. Mergulhadores e unidades de busca e salvamento procuram mais desaparecidos no lago --ontem, bombeiros falavam entre sete e oito desaparecidos. Ao menos 25 mergulhadores foram mobilizados. Ontem, o Corpo de Bombeiros afirmou que a embarcação "Imagination" estava com o número de ocupantes acima da capacidade permitida. Segundo a major Vanessa Signale, o barco tinha autorização para navegar com 90 passageiros e dois tripulantes, mas ao menos 103 pessoas estavam a bordo. A última vistoria feita na embarcação ocorreu em novembro, e foi atestado que ele estava em boas condições e tinha todos os itens de segurança, como boias e coletes salva-vidas. Passageiros relataram, porém, que ninguém usava os coletes na embarcação na noite de ontem.
INVESTIGAÇÃO
O "Imagination" havia partido de um clube e passava por outros recolhendo passageiros para uma festa que era realizada na própria embarcação. Ela enfrentou problemas quando passava próximo da ponte Juscelino Kubitschek. Segundo relato de sobreviventes, o barco virou após uma lancha passar muito perto e provocar ondulações, mas as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas. O garçom Everaldo Sales da Silva, 43, negou que a lancha tenha provocado ondulações. "Já ouvimos relatos de colisão, de problema, de explosão, mas isso é prematuro. Só teremos certeza com a perícia", afirmou o delegado titular do 10º DP, Adival Cardoso de Matos, que investiga o caso. O comandante do barco, Airton da Silva Maciel, era habilitado para a função. Ele e o proprietário da embarcação foram ouvidos pela Polícia Civil e, segundo o delegado, afirmaram que o barco era legalizado. Passageiros relataram que ninguém usava coletes salva-vidas na noite de ontem. O comandante afirmou que começou a distribuir os coletes assim que o problema começou, mas que o barco submergiu muito rápido, o que teria dificultado a distribuição.
ANUNCIADA
No dia 22 de maio de 2010, o naufrágio de uma lancha com 11 pessoas no lago Paranoá resultou na morte de duas irmãs de 18 e 21 anos. A embarcação estava superlotada e tinha capacidade para apenas seis passageiros. Após a tragédia, a Marinha informou que iria intensificar a fiscalização no lago, inclusive no período noturno. (Folha Online)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More