segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como posso afirmar que acredito em Deus, a quem não vejo, se não amo os seres viventes a quem vejo?!?


Segunda-feira, 23 de maio de 2011.
O Fórum de Defesa dos Animais de Curitiba convida para a manifestação em defesa dos animais abandonados que acontecerá em 3 sábados seguidos, dias 4, 11 e 18 de junho próximo na Boca Maldita, em Curitiba, entre 9 e 12 horas.
Vamos lembrar aqui da situação dos cães, animais criados para serem amigos dos humanos. Não consigo imaginar uma pessoa ser do bem e não gostar dos animais. Gostar não é achá-los engraçadinhos quando são bebês. Gostar é muito mais do que isto. É sofrer quando vê um sofrendo, abandonado, perambulando pelas ruas a procura desesperada de um dono, de um amigo.
É preciso que a sociedade se mobilize para resolver de vez a situação dos cães abandonados se proliferando nas ruas das cidades. Curitiba precisa dar exemplo ao Brasil.
Aqui vai um elenco de sugestões para se dar o primeiro passo decisivo nesse sentido:
Lei federal delegando aos municípios a responsabilidade, cada um, de gerir seu canil municipal. Neste serão acomodados todos os animais encontrados abandonados pelas ruas. Terão toda a estrutura para curar, castrar e alimentá-los, aguardando adoção.
Controle absoluto sobre empresas Pets que comercializam os animais. Todo animal vendido deverá ser acompanhado de um CHIP com todas as informações sobre o animal, raça, idade, nome e, também do dono, com CPF, identidade, profissão, endereço, etc. Controle minuncioso sobre os animais não castrados. Preços diferenciados para animais castrados, mais baratos. Termos de responsabilidade sobre o cão adotado ou comprado.

Pesadas multas para quem abandonar o bichinho e prisão para quem maltratá-los. Verbas sociais para quem acomodar animais abandonados em sua casa. Postos de saúde volantes para animais nos bairros e fixos nos mais populosos. Enfim, são sugestões que precisam ser legalizadas. Para isto, um senador e um deputado federal deverão ser convidados a participar de uma reunião com aqueles interessados em dar um basta a esta situação vergonhosa encontrada em todas as cidades brasileiras: a questão dos cães abandonados.
Não me venham com essa estória furada e sem cabimento de que “em vez de se preocupar com os animais, por que não se preocupam com as crianças abandonadas”.  A preocupação com o nosso semelhante é o princípio do amor que Cristo nos ensinou:“Amai o teu próximo como a ti mesmo!” Acontece que as pessoas que afirmam aquilo, não amam nem o seu próximo, nem os animais, pois o princípio é o mesmo. Como posso dizer que acredito em Deus a quem não vejo, se não amo os seres viventes a quem vejo! Quem se importa com seu irmão, com seu semelhante, também se importará com os animais, pois eles também estão “próximos”. Uma coisa não vem sem a outra. Vamos todos a Boca Maldita nos dias 4, 11 ou 18 de junho, entre 9 e 12 horas participar desta manifestação. É uma questão acima de tudo de cidadania!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More