segunda-feira, 25 de abril de 2011

Produtores denunciam uso indiscriminado de agrotóxicos no Paraná


Segunda-feira, 25 de abril de 2001.
Com comprovação científica, o veneno prejudica
a saúde dos trabalhadores nas  lavouras
A denúncia coletiva de pequenos produtores do município de São João do Triunfo, na região sudeste do Paraná, sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos no solo foi tema de discussão sobre a indústria do setor nesta segunda-feira (25), em Curitiba. Com comprovação científica, o veneno prejudica a saúde dos trabalhadores nas lavouras, destrói o meio ambiente e tem sido causa da morte de animais e plantas nativas, de acordo com informações do MPT.
Mesmo com todo esse quadro, o Paraná se destaca como um dos principais produtores nacionais de tabaco, tendo entre os pequenos agricultores a crença de que o tabaco é uma das atividades mais fáceis e mais lucrativas na lavoura. 
Para o procurador e coordenador do Centro de
Apoio das Promotorias do Meio Ambiente do
Ministério Público do Paraná, Saint-Clair Honorato
 dos Santos, um dos principais problemas está em
não reconhecer a extensão do problema com o uso
 de agrotóxicos
Na produção do tabaco, muitas vezes a quantidade de agrotóxico utilizada na plantação é determinada pelo fabricante que compra o produto do pequeno agricultor e não por quem planta diretamente, utilizado como instrumento de coação. “A responsabilização der toda a cadeia produtiva – e não só o produtor – intensificando as formas de cobrança e punição dos fabricantesé defendido pelo coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Luiz Serafim.  (www.oestadoparana.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More