sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais de 290 pessoas já morreram, vítimas de tornados nos EEUU. Presidente Obama visita hoje Alabama, o Estado mais atingido


Sexta-feira, 29 de abril de 2011.

A visita do presidente parece ainda um esforço para
evitar o erro do antecessor George W. Bush, criticado
por demorar a reagir depois que o furacão Katrina
devastou Nova Orleans (NYT)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visita nesta sexta-feira com sua família partes do Estado de Alabama devastadas por uma série de tornados e tempestades violentas. O mau tempo varreu o sul dos EUA e deixou ao menos 297 mortos, enquanto sobreviventes tentam recuperar o que sobrou de seus bens.  Os tornados desta temporada foram os mais mortais desde abril de 1974, quando 315 morreram em uma tempestade que varreu 13 Estados no sul e meio-oeste dos EUA.  Desta vez, as tempestades atingiram principalmente o Alabama. Mais de dois terços das vítimas viviam no Estado e várias cidades ficaram destruídas com as forças dos ventos.
Obama deve visitar uma destas cidades Tuscaloosa, e se encontrar com o governador Robert Bentley e com as famílias afetadas.

As autoridades estimam que o número total de
 óbitos  será conhecido apenas em vários dias
(Fotos via The New York Times)
A cidade de Tuscaloosa (foto) foi transformada em um verdadeiro cenário de guerra, com ruas inteiras destruídas e várias zonas irreconhecíveis. Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 quilômetros de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica.  Os Estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam o estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza.  (The New York Times)


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More