sexta-feira, 29 de abril de 2011

Qualidade de vida e o envelhecer com dignidade


Sexta-feira, 29 de abril de 2011.
  O Censo 2010 divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE,  indicou conforme postagem logo abaixo, que cresceu o número de idosos em nosso país na proporção com os mais jovens. Isto aponta para dois fatores: estão nascendo menos brasileiros e o aumento da longevidade dos nascidos. Mas, será que o Brasil, através de suas políticas públicas, está preparado para lidar com esta realidade? Encontrei na Revista Estar Bem uma análise pontual do médico geriatra José Eduardo Sartori. Vou postar seu conteúdo por achar apropriado diante do que aponta o Censo 2010, do IBGE. Diz o Dr. Sartori na publicação:
“Vivemos num país em pleno processo de envelhecimento e a população de idosos cresce de maneira exponencial. Esta situação não é levada a sério pela grande maioria das pessoas, principalmente aquelas diretamente envolvidas em proporcionar meios de promoção à saúde plena (ou seja, não apenas a ausência de doenças, mas sim o bem-estar bio-psico-social).
A falta de vontade política e o despreparo técnico-operacional para lidar com o complexo “Processo do Envelhecer com Qualidade de Vida” é o grande fator limitante para que alcancemos a evolução enquanto nação civilizada.
É necessário que haja uma reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) para obtermos uma melhor condição social e moral podendo, desta forma, proporcionar um atendimento mais digno e amplo em todos os níveis de atenção. Esta reestruturação, deverá atingir também outros fatores, tais como a Previdência Social e o Sistema Educacional Brasileiro, principalmente no âmbito da graduação.
O investimento correto em Políticas de Saúde Pública é imperativo. Saímos de um paradigma no qual a população de risco era infantil, as doenças, em sua grande maioria eram infecciosas e com métodos diagnósticos e tratamentos relativamente simples e baratos e entramos em um novo paradigma, no qual a população de risco é senescente, as doenças são crônicas e evolutivas e com métodos diagnósticos sofisticados e caros.
Um ponto chave que deve ser abordado quando o tema é “Qualidade de Vida”, é o da PREVENÇÃO. Devemos valorizar e divulgar todas as formas de prevenção de danos, promovendo o exercício da Medicina na sua forma mais Hipocrática, enxergando o próximo de forma holística e cuidar “de doentes e não de doenças”, quando for necessário.
Em suma, o processo do envelhecimento deve ser encarado como algo natural e prioritário, recebendo da sociedade toda atenção.”
Dr. José Eduardo Sartori

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More